segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vamos ficar feliz nessa vida?



Essa semana me deparei com o vídeo acima do pessoal do Porta dos Fundos, que fazem um trabalho sensacional com suas sketches de humor. Um ótimo vídeo de humor que traz à tona boas questões sobre como encaramos os problemas do nosso dia-a-dia.
Sua vida é realmente tão difícil quanto você pensa que é?
Seu trabalho é realmente tão ruim quanto você acha?
Essas são perguntas que todos temos que nos perguntar e refletir sobre o assunto de forma a esclarecer o que realmente nos incomoda em nossas vidas. Quando estamos em um estado emocional instável é muito difícil identificar qual é realmente o problema, as coisas ficam confusas, e é nessas horas que se torna interessante ter alguém para nos colocar em perspectiva.
Óbvio que não sugiro que essas questões sejam abordadas com a metodologia "de rua" assumida pelo terapeuta do vídeo, que é expressada no vídeo de forma bem caricata, mas um terapeuta ajuda sim, de forma muito mais sutil, a expor a realidade para nós mesmos de forma que possamos encará-la.
Enfim, para mim que faço terapia regularmente ver um vídeo assim e conseguir ver um paralelo entre a realidade e a comédia, e conseguir ponderar sobre os pontos colocados é realmente algo fascinante.

Um comentário:

André Valenti disse...

Apesar de achar que os caras apelaram demais, gostei bastante da ideia do vídeo. Também dei risada de algumas coisas... A gente acha que nossos problemas são enormes, e não adianta alguém dizer que não são: o que adianta é se olhar em perspectiva, como você disse.