sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vida x Lógica

"Lógica é um método sistemático de chegar à conclusão errada com total convicção." (Arthur Bloch)


Na área de exatas aprendemos logo o quanto a lógica é eficiente para encontrar soluções para um problema, desde que a base da sua lógica sejam verdadeiras.
A grande complicação de aplicar o raciocínio lógico à vida é que as variáveis que influenciam nas consequências de uma decisão são tantas que determinar os parâmetros validos para se chegar a uma decisão certeira para uma situação específica beira o total acaso.
Mas o grande problema não é aplicar ou não o uso do raciocínio lógico para tomada de decisões ou solução de problemas da sua vida, o problema maior é aprender e aceitar que por mais lógico que uma decisão/solução possa parecer ainda assim o resultado pode não ser o que você espera.
No fim tudo culmina em como você lida com as frustrações da vida. A partir do momento que você encara a vida de uma maneira mais positiva e aceitar as experiências em geral tanto as boas como as ruins, aí sim eu acredito que se esta num caminho mais correto para atingir o que você possa caracterizar como felicidade.

Um comentário:

André Valenti disse...

Falou e disse, Sr. Arthur!

Como você sabe, eu também tendo a exagerar na lógica e depositar confiança demais nela como sendo a solução para todos os problemas... O que gera altas frustrações!

Aceitar a existência de bons e maus momentos na vida é, mesmo, muito mais eficiente para ser feliz do que sempre buscar a solução ótima por meio da lógica. É algo que estou aos poucos aprendendo a aceitar, também.

[]s!